segunda-feira, 31 de maio de 2010

DEUS ESTÁ...

"São muito diferentes as tradições religiosas do nosso Mundo, mas uma coisa é certa: em todas elas, do Budismo ao Hinduísmo, passando pela Biblía e o Alcorão, há experiências válidas de Deus. Nelas, «encontramos por vezes até o conhecimento da divindade suprema ou mesmo de Deus Pai» (Vaticano II, NA 2)

No Fim de Semana de 21 a 23 de Maio, no nosso Centro de Espiritualidade Paula Frassinetti, acolhemos um grupo "diferente", na sua originalidade, sereno e muito recolhido... 

"O Retiro de Meditação foi orientado por um monge sénior, Ajahn Khemasiri do Budismo Theravada da Tradição da Floresta, que nos proporcionou uns breves dias de refúgio do mundo, centrados apenas na observação interior, prática requerida e exigida, no fundo, por cada pessoa que vive o seu quotidiano em acções dispersas, deixando cada vez mais obstáculos à mente, pelo stress condicionador do dia-a-dia. Um dos seus ensinamentos mais tocantes foi sobre Metta, o método do Budismo que pela observação interna, centrada no coração se pode desenvolver o amor incondicional.
Também o local onde se realizou o Retiro contribuiu para o sucesso do recolhimento, um convento cristão, morada das Irmãs Doroteias (Colégio do Sardão em Gaia), que têm como Fundadora da Congregação de Santa Doroteia, Paula Frassinetti, nascida em Génova, Itália. Foram extremosas na simpatia, na confecção dos alimentos e a todo o suporte que implicou um acontecimento desta natureza. Muito contribuiu também o vasto e belo jardim do Convento que possibilitou “a meditação a andar” (walk Meditation), prática que consta do método dos retiros de Meditação do Budismo, onde assim se prolonga a meditação ao ar puro e livre."

                     Fica o nosso agradecimento às Irmãs Doroteias...   
                                                                                                                                      Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário